O MULTÍMETRO (artigo exemplo para o trabalho de pesquisa)

(INTRODUÇÃO)

O que é a eletricidade?

Eletricidade é a palavra usada para se referir a fenômenos resultante da presença e fluxo de cargas elétricas. A eletricidade, quando controlada e corretamente distribuída, é capaz de fornecer energia aos equipamentos eletroeletrônicos que são muito comuns no nosso dia a dia.

Podemos medir a eletricidade?

Sim. A eletricidade pode ser medida através de três grandezas e suas unidades:

  • corrente elétrica (fluxo de cargas elétricas que passa em um condutor) em amperes;
  • tensão (diferença de potencial entre dois pontos) em volts;
  • resistência (a capacidade de um corpo à passagem da corrente elétrica) em ohms.

Mas como medir essas grandezas?

(DESENVOLVIMENTO)

O multímetro

Diante da necessidade de mensurar ou medir as grandezas relacionadas à eletricidade, os seguintes equipamentos foram inventados:

  • amperímetro;
  • voltímetro;
  • ohmímetro.

Não era muito prático fazer manutenções em campo carregando esses três equipamentos entre as ferramentas. Diante deste problema, Donald Macadie criou, em 1923, um equipamento que reunia todos esses três: o AVOmeter (medidor de ampére-volt-ohm), posteriormente batizado de multímetro.


AVOmeter Model I

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.

Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.

Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido à sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.

Diferentes fabricantes oferecem inúmeras variações de modelos. Oferecem uma grande variedade de precisões (geralmente destaca-se a melhor precisão para medidas em tensão CC), nível de segurança do instrumento, grandezas possíveis de serem medidas, resolução (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexão ou não com um PC, etc.

Há modelos destinados a uso doméstico (onde o risco de um acidente é menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido as maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A precisão de leitura (exatidão) não é o que diferencia estas duas opções e sim sua construção interna (trilhas do CI mais espaçadas, maior espaçamento entre a placa de CI e a carcaça e maior robustez a transientes nos modelos industriais).

Quais são os tipos de multímetro?

Hoje há os multímetros analógicos e os digitais.

Multímetro analógico
Multímetro Analógico Moderno

Multímetro digital
Multímetro digital
 (CONCLUSÃO)

PARA REFLETIR

Agora você entendeu como o multímetro é importante para a nossa vida. Sem ele, não teríamos, por exemplo, a eletricidade que tanto precisamos em nossos lares. Também não seria possível a realização de projetos e pesquisas nas áreas de tecnologia que necessitam de energia elétrica, tais como as telecomunicações e a informática.

DESAFIOS

  1. Pesquise por multímetros em sites de compras on-line e veja quanto custa o modelo mais barato. O modelo encontrado é digital ou analógico?
  2. Pesquise entre seus vizinhos, amigos e parentes se alguém possui um multímetro e peça para fazer uma demonstração prática para você.

Até a próxima!

REFERÊNCIAS

ALLAN, Richard. AVOmeter Information. In: RICHARD RADIOS. Disponível em: <http://www.richardsradios.co.uk/avometersdata.html>. Acesso em: 25 jun. 2021.

ELETRICIDADE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Eletricidade&oldid=61386934>. Acesso em: 25 jun. 2021. 

MULTÍMETRO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mult%C3%ADmetro&oldid=59584999>. Acesso em: 25 jun. 2021.

Comentários

  1. Respostas
    1. Rapaz, eu encontrei um de R$ 13,97. kkkk
      Não deve valer nada.
      Tenta encontrar o mais caro.

      Excluir

Postar um comentário